Contador de visitas

quarta-feira, 24 de março de 2010

18 de maio - Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolecentes







Araceli tinha apenas 8 anos ....

O dia de 18 de maio poderia ser um dia como outro qualquer, exceto se na mesma data, há 34 anos, Araceli Cabrera Sanches, de apenas oito anos, não tivesse sido drogada, espancanda e brutalmente morta. Os acusados? Ah, com certeza devem ter sido presos e condenados a séculos de prisão! Mas não foram! Paulo Helai e Dante de Bríto Michelini, jovens membros da alta sociedade capixaba, eram conhecidos por promoverem festas na Praia do Canto e por drogarem e violentarem meninas durante as festas. Araceli, de apenas oito anos, saía da escola quando foi sequestrada por esses dois indivíduos , e todas as barbáries possíveis e impossíveis esses assassinos cometeram contra ela, como queimar seu corpo com ácido para desfigurá-la. Hoje eles vivem tranquilamente e IMPUNES em nosso meio. Nunca foram julgados pelo o que fizeram. Assim como Araceli, infelizmente, crianças e adolescentes continuam sendo vítimas de abuso e violência e sexual. Segundo dados do Programa Sentinela de Vitória, 88% são meninas e 50% têm entre 10 e 14 anos de idade. O dia 18 de maio foi instituído como Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil, e milhares de crianças e adolescentes, explorados e abusados sexualmente, morrem aos poucos nas mãos de algozes impunes. Essas crianças gritam por socorro e clamam pelo direito à vida, esperam apenas que alguém as ouça e faça alguma coisa. Para ampliar o debate e mobilizar os jovens, o Cineclube Kbeça promove no dia 23 de maio, às 18h30, a exibição gratuita do filme “Crianças Invisíveis”, deKátia Lund, Spike Lee, entre outros, no Centro de Referência da Juventude de Vitória. Já é um começo! ”Esquecer é permitir. Lembrar é Combater!” (slogan da campanha). Para denunciar esse tipo de crime basta discar 100 . A ligação é gratuita. (L.P.)

Dia Mundial da Água (22 de março)


Água é fonte da vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para viver. No entanto, por maior que seja a importância da água, as pessoas continuam poluindo os rios e suas nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para nossas vidas.

Segundo estatísticas, 70% do planeta é constituído de água, sendo que somente 3% são de água doce e, desse total, 98% está de água subterrânea. Isto quer dizer que a maior parte da água disponível e própria para consumo é mínima perto da quantidade total de água existente na nossa Terra.

- Segundo a ONU, até 2025, se os atuais padrões de consumo se mantiverem, duas em cada três pessoas no mundo vão sofrer escassez moderada ou grave de água.

sábado, 20 de março de 2010

21 de março dia mundial da infância





Quando pensamos no Brasil especificamente, essa data tem sua importância consideravelmente aumentada. Basta lembrarmos que, em 2001, mais de cinco milhões de crianças entre 5 e 17 anos trabalhavam.

A primeira fase de vida é fundamental para o desenvolvimento e tem um impacto importante na situação social, psicológica e econômica da criança.

Durante a infância, a criança precisa ser estimulada brincando, cantando e falando, além de receber atendimento em saúde, educação e apoio afetivo da sua família e de serviços públicos competentes.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Terceira idade





O preconceito contra o idoso está presente nessa sociedade e, com freqüência, é manifestado pela falta de sensibilidade e de solidariedade, numa atitude em que torna depreciativo o destino inevitável de todos nós: sermos testemunhas do tempo.

Envelhecer é o exercício de viver, tanto que nas sociedades orientais é entendido como sabedoria. De forma oposta, no ocidente, é notado pela alteração de algumas funções orgânicas. O próprio adjetivo “velho” nos dicionários figura como: obsoleto, antiquado e gasto pelo uso, mas esquecemos que na linguagem coloquial “meu velho” traduz camaradagem, confiança, amizade e companheirismo – este é o real significado do envelhecimento.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Proteção ao meio ambiente





O nosso planeta vem sofrendo com os golpes que nos desferimos contra ele todas as vezes que agimos de maneira irresponsável poluindo o espaço natureza como se não dependêssemos dela para nossa sobrevivência nesse planeta que a muito tempo sofre com as nossas atitudes desumanas e inconseqüentes que nem parecem si quer pensadas antes de serem praticadas.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Intolerância religiosa




Intolerância religiosa é um termo que descreve a atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar as diferenças ou crenças religiosas de terceiros. Poderá ter origem nas próprias crenças religiosas de alguém ou ser motivada pela intolerância contra as crenças e práticas religiosas de outrem. A intolerância religiosa pode resultar em perseguição religiosa e ambas têm sido comuns através da história. A maioria dos grupos religiosos já passou por tal situação numa época ou noutra.

PRECONCEITO


Forma de autoritarismo social de uma sociedade doente. Normalmente o preconceito é causado pela ignorância, isto é, o não conhecimento do outro que é diferente. O preconceito leva à discriminação, à marginalização e à violência. Estas atitudes vem acompanhadas por teorias justificativas. O racismo e o etnocentrismo defendem e praticam a superioridade de povos e raças.

Proteção aos animais













O SEU SILÊNCIO É TUDO QUE UM CRIMINOSO PRECISA PRA CONTINUAR MALTRATANDO ANIMAIS.

Constantemente nos deparamos com situação de maus tratos contra animais domésticos ou não. Lojas que abrigam animais em gaiolas minúsculas, sem qualquer condição de higiene, cães presos em correntes curtas o dia todo, proprietários que batem covardemente em seus animais ou os alimentam de forma precária, levando o animal à inanição, cavalos usados na tração de carroças que são açoitados e em visível estado de subnutrição... Estes são exemplos típicos.O sacrifício de animais em rituais religiosos ou seu uso em rodeios, circos e touradas pode ser normal para quem pratica, mas uma barbaridade para quem entende que esses animais são submetidos a situações de estresse ou sofrimento.Um outro exemplo de como a caracterização de maus-tratos pode ser interpretada de maneiras diferentes, a lei prevê que o abandono do animal é crime. Sim, aquelas pessoas que abandonam ninhadas ou mesmo seus cães idosos, cegos ou doentes, estão ferindo a lei. Idem para a prática de experimentos científicos que incorram no sofrimento do animal.Maus-tratos é crimes previsto em Lei Federal e a ninguém é permitido alegar desconhecimento da Lei, principalmente policiais.